eFestival - O palco mais digital da música Pular para o conteúdo


Instrumental

Inscreva-se

Canção

Inscreva-se

Curadores

Carlos Calado

Jornalista e crítico musical, com mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo. A partir de 1986 exerceu as funções de repórter, redator, editor-assistente e crítico, no jornal “Folha de S. Paulo”, com o qual ainda colabora, eventualmente. Desde 2002 também tem colaborado com o caderno cultural do jornal “Valor”. Há mais de uma década mantém online o blog especializado Música de Alma Negra. Como crítico, já acompanhou mais de uma centena de festivais e eventos de música, em diversos países. Também atuou como curador e coordenador de diversos projetos musicais produzidos pelo Sesc São Paulo. Participou de comissões julgadoras de importantes prêmios e festivais de música, como o Prêmio Shell, o Prêmio Sharp de Música Brasileira, Festival Cultura da Nova Música Brasileira e o Projeto Pixinguinha. Integrou comissões de avaliação de projetos, em editais do Banco do Brasil, da Caixa Cultural, do Programa Petrobrás Cultural, da Funarte e da Vale, entre outros. Tem vários livros publicados sobre música. Realiza palestras e cursos musicais, além de ter participado de projetos nas áreas de cinema, TV e rádio, como consultor, editor, produtor, apresentador e redator. Ainda na área do jornalismo, foi repórter especial do site CliqueMusic, colunista do jornal “O Tempo” (MG) e colaborador das revistas “Bravo!”, “Raça Brasil”, “Showbizz”, “Som Três”, “Principal”, “Vogue”, “Bizz”, “Audio News”, “Jazz Nin” e “Mais Jazz”.

Ruriá Duprat

Maestro, arranjador, produtor, compositor e pianista. Estudou no Berklee College of Music ao ser contemplado com uma bolsa de estudos integral pelo renomado maestro e produtor Quincy Jones É autor e produtor musical da música de 18 longa metragens, 23 curta metragens e mais de 1000 fonogramas publicitários. Desde 1996 atua como pianista em festivais da Jazz na Europa, Asia e Estados Unidos. Já trabalhou com artistas nacionais como Lenine, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Seu Jorge, Ed Motta, Toquinho, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos, entre outros.
Escreveu arranjos para diversas orquestras nacionais e internacionais, além de ser curador e presidente da banca de diversos festivais como o Samsung eFestival Canção e Instrumental. Além de reger e conceber arranjos para o CD “Acústico MTV” de Lenine, álbum vencedor do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop e reger o DVD “Live in Rio” de Diana Krall, seu trabalho como diretor artístico, produtor e arranjador com o trompetista americano Randy Brecker, no CD “Randy in Brazil”, lhe rendeu um Grammy Americano na categoria Best Contemporary Jazz Album, em 2009. Nos últimos anos tem atuado como coordenador artístico nas turnês brasileiras de Andrea Bocelli, para as quais também escreve arranjos. Atualmente, também tem escrito arranjos para a turnê internacional de Plácido Domingo.